terça-feira, 13 de outubro de 2009

Fatos históricos e curiosidades campistas

  • Em Campos recebia seu primeiro espetáculo Teatral, representado no Theatro São Salvador.

  • No dia 8 de setembro de 1845, nascia em Campos dos Goytacazes, Julio Feydit; filho de D. Josefa Pinheiro de Jesús Feydit e neto paterno de José Feydit e Estel Couchuin, natu rais da França. Campista ilustre, chegou a ser prefeito. Dedicava-se a pesquisas em jornais e no arquivo da Câmara Municipal. sobre a história local, deixando entre outros legados, o livro “Sub-sídios para a História dos Campos dos Goytacazes”.

  • No dia 7 de setembro de 1851, ocorreu uma grande obra de distribuição de águas; na ocasião o uso contínuo das carroças de água foi extinto.

  • No Rio de Janeiro, em 09 de setembro de 1854, a Câmara Municipal em sessão extraordinária, reuniu-se para tratar do levantamento de uma estátua em memória do imperador D. Pedro I, na Praça da Constituição.

  • Em 26, de setembro de 1854 o jornal Monitor Campista publicou uma reportagem sobre um preto de nome Felix, da nação Mina, estabelecido no Rio de Janeiro, que resistindo à sua transferência para Campos, trancou-se em um cômodo com uma machadinha. Contudo, as autoridades policiais o mataram com um tiro.

  • Em 6 de setembro de 1874 era inaugurado em Campos, o Theatro Empyreo Dramático, construído sob a direção de João Gil Ribas. Lá aconteciam conferências abolicionistas e, por tal motivo, foi fechado pelo delegado que alegava que o Theatro oferecia perigo aos espectadores. Após pequenos reparos foi reaberto e as conferências continuaram com maior vigor.


    Alcilei Machado e Luciano Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário