segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Arquivo Público recebe historiador francês

Opúsculo que foi a fonte inicial da pesquisa


A imigração francesa na região Norte Fluminense, no Século XIX, continua despertando o interesse de historia-dores internacionais. Por isso, o Arquivo Público recebeu no início do mês de agosto, Laurent Vidal, acompanhado da geógrafa Maria Isabel. O historiador francês destacou a importância regional no com texto franco-brasileiro.
Na transição do Império para a República, apenas 10 mil franceses tinham registro no Consulado. Mas a presença deles na região, é citada, por exemplo, no opúsculo “Colonia do Vallão dos Veados”, publicado em 1853. A obra serviu de referência para a pesquisa que está sendo desenvolvida por Laurent Vidal.
No Vallão dos Veados, Freguezia de São Fidélis, pertencente ao município de Campos, viviam 33 franceses,ao lado de 13 belgas, sete alemães, cinco espanhóis, dois italianos e 178 portugueses,produzindo cana, café, mandioca, milho, feijão e arroz. Dessa comunidade, alguns franceses ilustres, como Miguel Alamir Baglione, natural de Paris, que escreveu no jornal Monitor Campista artigos sobre os males que afetavam a sociedade. Além de ter seu nome citado pelo viajante Saint-Hilaire, que constatou a diferença de tratamento dado aos negros escravizados pelo francês.
Na obra Viagem pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil, Saint Hilaire cita que no início do Século XIX, haviam escravos que recebiam semanalmente retribuição proporcional ao trabalho e à inteligência de cada um deles.
Há, também, Julio Feydit, descendente de franceses que se tornou um dos mais importantes pesquisadores da história regional, sendo um dos primeiros prefeitos de Campos dos Goytacazes.


Cristiano Pluhar


Nenhum comentário:

Postar um comentário