segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Editorial


Iniciamos a edição do Boletim da ACAP com o objetivo de divulgar e incentivar a produção teórica e as atividades desenvolvidas no âmbito do Arquivo Público. Esse formato de difusão de textos e mais informações, por menores que sejam, distribuídas aos interessados em participar de discussões teórico conceituais sobre a Região Norte-Fluminense, vem ampliar a participação de mais pessoas que tem por objetivo focar seu olhar sobre algum aspecto.
Acreditamos que poderemos expandir e aprofundar o debate no enfoque da problemática regional, através do intercâmbio de textos e a troca de experiências. Pretendemos levantar questões que abordem fundamentalmente a Região, o Arquivo e as atividades técnicas nele desenvolvidas. Um veículo para divulgar as pesquisas sobre a Região que estiverem sendo desenvolvidas e também novas aquisições de documentos. Tudo o que puder contribuir para as discussões e ainda, para a formação de novos profissionais.
Acreditamos que essa publicação venha a ser de grande utilidade para pesquisadores e estudiosos da Região, especialmente agora com a formação do Núcleo de Pesquisa em História Regional. Que esse primeiro número do Boletim seja o instrumento que desencadeie novos textos e observações.
Convidamos aos colegas da área, a dar continuidade ao trabalho de reflexão e comunicação de suas experiências. A participação de cada um poderá se dar através de comentários aos textos publicados ou elaborando textos originais sobre suas pesquisas,observando-se sempre, padrões de abordagem técnica. Dedicamos esse número às pessoas que atualmente trabalham no Arquivo, bem como,aos que, desde o início de suas atividades em 2001, deram sua contribuição para a preservação da memória documental.


Carlos Roberto Bastos Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário